De Wiki Grepolis PT
Ir para: navegação, pesquisa


Conceitos básicos

"Para os homens corajosos, os prêmios que a guerra oferece são a liberdade e fama.- Licurgo de Esparta

No Grepolis quando duas unidades lutam uma contra a outra, os valores de base de ataque do agressor são comparados aos valores de defesa do seu oponente no respectivo tipo de arma. O resultado da batalha é calculado tendo em conta diversos factores como: o nível da muralha da cidade, os poderes divinos no ataque e a sorte (é aleatória e varia de ataque para ataque). Alguns mundos podem ter configurações extras que influenciem o resultado da batalha, como a Moral e o Bónus nocturno.


Ágora

"Guerra não é tanto uma questão de armas, mas de dinheiro" - Tucídides

Na Ágora podes obter uma visão geral das tuas tropas dentro e fora da cidade. Aqui podes admirar também os feitos culturais da tua cidade e planear as próximas campanhas com o simulador de combate. Ainda poderás consultar/encontrar a quantidade de tropas na cidade.

Com um clique em "Fora" poderás consultar todas as tropas que pertencem à cidade, mas estão actualmente fora da mesma, isso inclui as tropas que estão a atacar um adversário ou a fornecer apoio militar a um aliado.

O simulador permite-te simular uma batalha e assim verificar as perdas que poderás ter, bem como as perdas que irás causar no adversário. Esta é uma ferramenta muito útil pois dá-te a possibilidade de preparar os teus ataques e planear as tuas estratégias. No entanto, o simulador não é totalmente fiável, pois apenas revela o resultado que é mais provável acontecer, porque, por exemplo a sorte pode condicionar o resultado.

A "Cultura" indica o teu actual valor cultural. Jogadores com baixo valor cultural não possuem o poder de expansão e não podem colonizar ou conquistar outras cidades. Consulta também o capítulo da Cultura.

Ataque

"Os Espartanos não perguntam quantos são, mas onde estão." - Agis II de Esparta

Se já construiste algumas unidades e pretendes atacar o adversário, deves clicar sobre a cidade ou a aldeia bárbara que pretendes atacar e seleccionar "Ataque". Precisas considerar que essas aldeias e cidades podem ter as suas próprias defesas. Um ataque mal pensado pode rapidamente revelar-se numa tremenda perda para ti!

Nenhum jogador pode ser atacado durante o período da sua protecção de iniciante. Este período começa no momento do registo e a sua duração varia conforme as configurações de cada Mundo.

Todas as unidades têm características diferentes, logo algumas unidades são melhores para o ataque e outras melhores para a defesa. Cabe-te a ti planear o melhor ataque, tendo em atenção que tens três tipos de ataques disponíveis (corte, arremesso e impacto) e, principalmente, tendo em consideração o tipo de defesa do teu adversário.

  • As unidades de ataque terrestres no Grepolis são: os fundibulários (arremesso), os cavaleiros (impacto), as catapultas (arremesso, mas específicas para derrubar muralhas).
  • Hoplitas e bigas (ambas de corte) são consideradas unidades mistas, porque são boas a defender e a atacar.
  • A unidade de ataque marítimo é o Navio Farol. O Trirreme é uma unidade mista que é boa a defender e a atacar.
  • Dependendo do deus que escolhes na cidade, este pode ter unidades de ataque.
  • Tu podes encontrar mais informações sobre as características das unidades em Unidades.

Apoio

" Os homens bravos são a maior torre de defesa de uma cidade." - Alcaeus

Por vezes, os teus aliados ou amigos precisam da tua ajuda. Podes apoiá-los não só com recursos e encantamentos, mas também com tropas. Assim, para os apoiar militarmente, selecciona a cidade que pretendes apoiar e clica em "Apoio". Selecciona as tropas que desejas enviar e clica no botão "Apoiar".

Se as tuas unidades forem atacadas na cidade do jogador apoiado, irás receber um relatório das tuas unidades perdidas. Quando o jogador apoiado não necessitar mais das unidades, podes trazê-las de novo para a tua cidade. Para isso vai à Ágora, clica em "Fora" e selecciona a opção de as fazer regressar à tua cidade. Se tu fores o jogador que recebeu apoio, não te esqueças de o devolver quando já não necessitares dele. Para tal, vai à Ágora, escolhe "defesa" e faz regressar as tropas clicando no botão com uma seta localizado à frente de cada apoio recebido.

O apoio com as unidades míticas funciona de modo diferente. Tu só podes apoiar cidades que venerem o mesmo deus que a cidade de onde enviaste o apoio. Por exemplo, a cidade que vai receber de apoio dos teus Pégasus (Atenas) deve venerar também Atenas. Confire sempre com o jogador que queres apoiar, qual o Deus que ele venera antes de enviares apoio com unidades míticas.

Interromper um ataque ou apoio

Podes interromper um ataque ou apoio nos primeiros 10 minutos depois de confirmar a ordem de execução. Depois disso, as tropas já estarão muito longe, pelo que já não é possível cancelar o comando.

Defesa

Se estiveres a ser regularmente atacado é porque normalmente o adversário quer os recursos ou conquistar-te. Se não houver navios colonizadores no ataque, podes assumir que ele quer roubar os teus recursos. Para ajudar a evitar isso, podes fazer várias coisas:

  • Construção de um Exército com uma forte defesa.
  • Pedir apoio à tua aliança.
  • Usar os recursos regularmente para construção da cidade e / ou do Exército.
  • Aumentar o nível do armazém e da muralha da cidade.
  • Recrutar a milícia da cidade para ajudar na defesa desta. Para recrutar a milícia, basta clicar na quinta e "Recrutar".

Tal como no Ataque, existem unidades específicas para a defesa. As unidades terrestres são: os espadachins (impacto), os arqueiros (arremesso), os hoplitas e as bigas (unidades mistas, como referido no Ataque, de corte). As unidades de defesa marítima são o birreme, os indendiários e o trirreme (unidade mista).


Tu podes encontrar mais informações sobre as características das unidades em Unidades.

Velocidade

Tempo é dinheiro - isto também se aplica ao Grepolis. A velocidade das tuas unidades tanto marítimas, como terrestres são de importância decisiva.

Podes saber a velocidade das unidades no Quartel, no caso das terrestres, ou no Porto, no caso das marítimas. Se enviares várias unidades juntas, a velocidade de comando depende da unidade mais lenta.

Muralha

A muralha da cidade aumenta em muito a defesa desta. Ela influencia a defesa base e as tropas de defesa.

A construção da muralha da cidade é importante no início de jogo, para que possas defender-te melhor contra os ataques dos outros jogadores. No jogo, depois da muralha da cidade estar completamente expandida é a base de uma defesa eficaz da tua cidade.

Espionagem

O conhecimento é poder. Isto é válido também no Grepolis. É extremamente importante saber o tamanho e a disposição do exército dos inimigos. Se subestimares a defesa do adversário, provavelmente vais perder uma grande parte do teu exército. Uma sobrevalorização do exército adversário também não é ideal, pois podes perder tempo com a construção de um grande exército sem ser necessário.

Para ser capaz de obter uma visão por trás da muralha da cidade inimiga, é necessário construir a Gruta. Depois de construída, podes delegar um espião para adquirir informação sobre a cidade inimiga.

Para enviar um espião para trás das linhas inimigas, deves pagar, colocando para esse efeito moedas de prata na tua gruta. Com essas moedas tu pagas ao espião e podes infiltrá-lo na cidade inimiga. O sucesso da espionagem não é certo, se a cidade que vai espiar tiver mais moedas de prata na Gruta do que aquelas que tu pagaste pelo espião, a tua espionagem irá falhar. Neste caso, não irás receber nenhuma informação sobre a cidade inimiga, aliás o jogador cuja cidade tentaste espiar é que irá receber um relatório sobre a tua tentativa, com informação das moedas que gastaste no espião e quantas lhe restam na gruta.

Se a tentativa de espionagem for bem-sucedida, ou seja, se tiveres pago ao teu espião mais moedas de prata do que a prata armazenada na gruta do teu oponente, irás receber um relatório sobre a composição das tropas inimigas presentes na cidade aquando da espionagem, bem como informação relativa aos edifícios e recursos da cidade (fora deste relatório ficam as pesquisas da Academia).

Moral

A moral influencia o sistema de batalha protegendo os jogadores com menos pontos em relação aos jogadores com mais pontos. Por exemplo, um jogador de 20.000 pontos ao atacar um jogador de 175 pontos irá ter a moral a 30%. As tropas do atacante combatem com menos vigor, mas se ambos os jogadores tiverem uma quantidade de pontos semelhante, a moral será 100% havendo um combate de igual para igual. Os valores da moral oscilam entre os 30% e os 100% sendo a fórmula para o seu cálculo a seguinte:

[($pontos_defensor / $pontos_atacante) * 3 + 0.3] * 100

O sistema de moral não está activo em todos os Mundos (depende da sua configuração).

Sorte

A sorte é um valor aleatório gerado pelo sistema que varia entre -30% e 30%. O valor da sorte influencia a batalha. Quando é positiva favorece o atacante, quando é negativa favorece o defensor.

Avançado

"Os Espartanos não perguntam quantos são elas,mas sim onde estão." - Agis II de Esparta

Quem quer ficar parado quando pode aprender ainda mais segredos? Com as informações contidas no capítulo anterior, estás pronto para realizar as tarefas mais importantes. Mas se queres optimizar a tua eficiência e escolher a melhor táctica de batalha, lê os seguintes artigos.

Defesa base

Cada cidade tem a sua própria defesa base. A defesa base significa que a população da cidade defende-se, apesar de não estarem unidades na cidade. Portanto, se enviares apenas um espadachim para uma cidade vazia, ele vai certamente morrer. A defesa base é aumentada pelo nível da muralha da cidade.

Catapultas

A muralha defensiva dos teus inimigos é muito forte para ti? Então precisas de catapultas poderosas que podem destruir a muralha da cidade inimiga. Alexandre, o Grande usou-as com grande eficácia e elas foram construídas exactamente para fins de cerco. No verdadeiro sentido da palavra, as catapultas constituídas por peças de grandes dimensões, atiram rochas para a muralha inimiga para assim reduzir a sua eficácia. Isso muitas vezes faz com que as catapultas sejam uma componente indispensável num exército conquistador. Elas não só são eficazes contra as muralhas, mas também ajudam a destruir as unidades inimigas. No entanto, as catapultas têm a desvantagem de se moverem muito lentamente, embora transportem uma quantidade extraordinária de saque.

Fundar o teu império

Explorar outras cidades ajuda-te a desenvolver a tua cidade. No entanto, sozinho nunca irás conseguir tornar a tua cidade numa poderosa potência. Precisas estabelecer outras cidades, talvez noutras ilhas, para assim poderes criar um grande império helenístico. Nos capítulos seguintes, aprenderás como podes conquistar outras cidades.

Valor cultural

Para poderes conquistar outras cidades, a tua cidade tem de ter uma determinado valor cultural, que facilita assim que os habitantes da outra cidade, aceitem o teu domínio sobre eles. Esta é talvez a razão histórica pela qual Esparta nunca atingiu a dimensão e a força atractiva de Atenas.

Poderás consultar os pontos de cultura na Ágora.

Para aumentar o nível cultural da tua cidade, podes celebrar festas (Festival Urbano, Jogos Olímpicos, Desfile de Vitória e Peças de Teatro). Este partido épico irá impulsionar o teu nível cultural e fará com que a tua cidade seja famosa e atraente.

Fundar uma Cidade

Página principal: Colonização

Se não fores muito poderoso podes preferir fundar uma nova cidade. Embora isto possa ser útil, significa que a cidade começa com um conjunto de edifícios pré-definidos, ao passo que cidades conquistadas retêm todos os edifícios do proprietário anterior. Para fundares uma nova cidade precisas obrigatoriamente do Navio colonizador.

Conquistar uma cidade

Para poderes conquistar uma nova cidade precisas do Navio Colonizador. Com este navio já terás todo o material necessário para conquistar a tua nova cidade. Junto com o Navio colonizador deves enviar unidades terrestres e navais para o protegerem durante a conquista. As tuas tropas coloniais precisam de algum tempo para poderem convencer a população da cidade a ser conquistada.

Foste conquistado?

Conquistaram a tua cidade? Não te preocupes, no Grepolis isto não significa o fim. Se a tua cidade for conquistada, podes começar de novo e usar as lições que aprendeste para evitar erros desnecessários. Naturalmente, nós entendemos que gostarias de permanecer com a tua cidade inicial. No entanto, a tua nova cidade será colocada numa posição onde estejam outros jogadores com os pontos semelhantes aos teus, por isso, e graças ao conhecimento que adquiriste, poderás mais facilmente ter uma cidade poderosa e famosa.

O que acontece quando sou conquistado

Caso percas alguma das tuas cidades, o teu nível cultural vai continuar na mesma. Neste caso, podes conquistar outra cidade qualquer devido à vaga deixada por essa cidade.

No entanto, se perderes a totalidade das tuas cidades, acontece o seguinte:

  • Se o teu nível cultural for inferior a 3, então vais continuar com o mesmo nível e pontos de cultura que tens.
  • Se o teu nível cultural for igual ou superior a 3, vais ficar apenas com 3 pontos de cultura (equivalente ao nível cultural 3).
  • Se reiniciares o jogo, o teu nível cultural vai voltar ao nível 2.

Páginas na categoria "Sistema de batalha"

Esta categoria contém as seguintes 2 páginas (de um total de 2).