Colonizar
A colonização é um dos métodos de obtenção de uma nova cidade no Grepolis. É um método pacífico e não envolve a necessidade de atacar ou defender a cidade para a obter. A colonização também é conhecida como função, porque o jogador deverá construir a cidade do início. Ao contrário de outros aspetos do jogo, a colonização não depende das configurações do mundo. Ocorre sempre da mesma forma, independentemente de o mundo ser de conquista ou revolta.
- Note que o navio colonizador apenas pode ser utilizado uma vez. Uma vez fundada a nova cidade, o navio colonizador irá desaparecer.
Pré-requisitos de colonização
Antes de poder colonizar, há três requisitos básicos que devem ser cumpridos: edifícios, unidades e cultura.
Edifícios
Edifício | Nível mínimo | Objetivo |
---|---|---|
Academia | Nível 22 | Necessária para pesquisar Navios Colonizadores |
Porto | Nível 20 | Necessário para construir Navios Colonizadores |
Unidades
Para fundar uma cidade, é necessário um Navio Colonizador. Esta unidade é construída no Porto e torna-se disponível quando pesquisada.
Unidade | Nome | Custo |
---|---|---|
Navio Colonizador | 10,000 10,000 10,000 170 |
Cultura
O requisito final é ter pontos de cultura suficientes para poder conquistar uma nova cidade. Ao começar o jogo, terá um espaço para uma segunda cidade que não custará pontos de cultura, mas depois todas as cidades irão custar pontos de cultura.
Pontos Âncora
À medida que a sua cidade cresce e começa a explorar o mapa, irá reparar que há espaços vazios em algumas ilhas. Estes “Pontos Âncora” são locais onde o jogador pode fundar uma nova cidade. Há dois tipos de “Pontos Âncora”. Os primeiros são encontrados em ilhas mais pequenas e os segundos em ilhas maiores. É importante notar que, uma vez escolhido o local para colonizar, não é possível cancelar e começar a construção da cidade noutro local.
Pontos Âncora em Pequenas Ilhas
Provavelmente, já encontrou pequenas ilgas no seu oceano local no início do jogo. Estas ilhas não são habitadas e estão por todo o oceano. Muitas destas estão próximas de ilhas maiores. A colonização nestas ilhas pode ser mais difícil, porquanto não existem aldeias bárbaras próximas para obter recursos. Portanto, a sua nova cidade irá depender das suas minas de recursos e do comércio com outras cidades.
Pontos Âncora em Grandes Ilhas
Estes pontos âncora aparecem após um jogador apagar a sua conta, ou antes de uma ilha estar cheia. Normalmente devem-se à remoção de jogadores. Estes pontos são mais favoráveis para começar uma nova cidade porque, ao contrário do que acontece em ilhas pequenas, há um acesso mais facilitado a aldeias bárbaras na ilha e poderá focar-se em recrutar tropas, em vez de aumentar o nível dos edifícios de recursos. Pode, ainda assim, fazer comércio com outras cidades para ajudar a aumentar a velocidade de construção da cidade.
Como colonizar: passo a passo
Tendo um Porto a nível 20, tendo pesquisado Navios Colonizadores, e tendo um navio colonizador no seu porto, está na hora de começar a fundar a sua nova cidade.
- Primeiro, deverá encontrar o local ideal para colonizar. De preferência, o mais perto possível para a viagem demorar menos tempo; ou então um local junto a outra cidade ou membro da aliança.
- Nota: O local deve estar num raio de 48h de alcance do Navio Colonizador.
- Comece por clicar no local onde pretende fundar a sua nova cidade. Isto irá fazer surgir o ecrã à direita.
- Será necessário selecionar as unidades que vão acompanhar o seu Navio Colonizador. Deve enviar unidades terrestres e navais para o local da sua nova cidade. As unidades terrestres necessitam de navios de transporte que são contabilizados para os requisitos de unidades navais.
- I.e. Pode enviar um Navio Colonizador, 2 Transportes e 40 Hoplitas.
- Assim que tenha selecionado as unidades, clique em Fundar Cidade. A sua frota irá partir para a localização da sua nova cidade. Isto não pode ser cancelado.
- Após o Navio Colonizador alcançar o destino, serão necessárias 24h para estabelecer a cidade. Durante este período, não será exibida nenhuma cidade naquele local até esta estar completa.
- Nota: O tempo de construção (24h) não é afetado pela velocidade do mundo.
- Quando o período de construção termina, irá receber uma notificação e um relatório (e rá perder o Navio Colonizador). Parabéns, tem uma nova cidade!
A sua nova cidade
Uma cidade criada através da colonização irá ter 997 pontos e terá:
- Serração: nível 15
- Pedreira: nível 15
- Mina de prata: nível 12
- Senado: nível 10
- Quinta: nível 10
- Armazém: nível 10
- Templo: nível 1
- Mercado: nível 2
- Quartel: nível 4
- Ágora: nível 1
As únicas tropas existentes na cidade serão as que chegaram com o Navio Colonizador. São consideradas tropas de apoio e não poderão ser usadas nessa cidade.
Colonização como uma estratégia
A colonização nem sempre é vista como uma forma favorável de obter uma nova cidade. Muitos jogadores experientes e veteranos menosprezam este método. Um dos motivos é porque é preferível conquistar uma grande cidade, poupando a necessidade de construir a cidade do zero. Uma vez que o processo de obter a cidade dura um dia inteiro, nesse tempo um jogador poderia conquistar várias cidades.
No entanto, sendo a colonização uma forma pacífica de expansão, o jogador pode obter uma nova cidade sem a incerteza de ter de lutar por esta. Além disso, a colonização é uma opção rápida, uma vez que apenas é necessária a Academia a nível 22, enquanto a Conquista/Revolta necessita de Academia a nível 28 e tropas para conquistar a cidade.
Em termos estratégicos, uma cidade colonizada pode oferecer alguns benefícios. Uma vez que apenas surge no mapa após o período de construção de 24h, é possível colonizar uma cidade em território inimigo com um grande número de Birremes para a defender. Alternativamente, podem criar potências de recursos em pequenas ilhas, para que as outras cidades se possam focar na produção de tropas.
Ademais, agora, com a recompensa Herói Tático, a colonização é um requisito para essa recompensa.