Ideias básicas: diferenças entre revisões

Fonte: Wiki Grepolis PT
Saltar para a navegação
Sem resumo de edição
Linha 1: Linha 1:
Aqui poderás verificar as informações básicas sobre o jogo e aprender assim a dar os teus primeiro passos enquanto jogador.
'''Bem-vindo ao Grepolis.'''


=='''Recursos'''==
Quando entras no jogo pela primeira vez, é-te pedido para escolheres uma direcção que vai determinar o oceano onde a tua cidade se vai localizar. Se fores um jogador inexperiente, não entres nas primeiras horas do Mundo porque irás concerteza cair nos oceanos mais competitivos deste, independentemente da direcção que escolheres. Espera uns dias e cairás nos oceanos periféricos, onde, normalmente a acção é menor. Se o teu desejo é estar nas zonas mais activas em combates, então quanto mais cedo entrares no mundo, melhor.
Quando escolheres a direcção, o sistema irá colocar a tua cidade junto de outros jogadores com pontuação semelhante à tua. A pontuação inicial da tua cidade é de 175 pontos e contém os seguintes edifícios construídos: pedreira, serração, senado, quinta e armazém, tudo a nível 1.
O modo como desenvolves a tua cidade pode ditar o teu futuro no jogo. Muitos jogadores preocupam-se somente com a pontuação, não fazendo defesas. Esses jogadores são denominados “construtores de casinhas” e são rapidamente conquistados. Existem vários modos de desenvolveres a tua cidade e com a experiência irás concerteza encontrar o método que se adapta melhor ao teu estilo de jogo. No entanto, para começar, deixamos-te algumas dicas:
- No teu início de jogo existem três edifícios essenciais: o senado (determina a rapidez com que a construção dos edifícios é concluída), o armazém (para não desperdiçares recursos nas horas em que não estás em jogo), a quinta (além de não gastar população livre, providencia o aumento da mesma para continuares a evoluir) e os edifícios dos recursos (madeira, pedra e moedas de prata).
O ênfase que se dá à construção de cada edifício varia de jogador para jogador, e se perguntares a 20 jogadores, decerto terás 20 respostas diferentes.


"''Para os homens corajosos, os prémios que a guerra oferece são a liberdade e fama''" - Licurgo de Esparta
'''
== DEFESA ==
'''
Ao desenvolveres a tua cidade, ela vai ganhar pontuação. Um jogador experiente identifica um “construtor de casinhas” pela rapidez com que a pontuação da cidade sobe. Logo para não acabares como farm de outro jogador (quando um jogador te ataca somente para roubar recursos), convém que construas uma defesa à medida que constróis a tua cidade.
Logo que possas, constrói o quartel e começa a produzir alguns espadachins. A quantidade vai variar sempre da actividade dos teus vizinhos, mas nunca são demais.
Conforme fores desenvolvendo a tua academia, deverás pesquisar os birremes na tua primeira cidade para teres uma defesa marítima. Se decides pesquisar arqueiros ou não, depende da tua estratégia de jogo (lembra-te que os pontos da academia não são infinitos).
Muitos jogadores facilitam e não investem na construção da muralha pela quantidade de recursos e tempo que consome. No entanto, a muralha é essencial para uma defesa excelente. Um jogador com 100 espadachins, muralha a 15 e 50 birremes antes de atingir os 1500 pontos, por norma não será farmado pelos seus vizinhos.


'''
== ATAQUE ==
'''
Sendo esta a tua primeira cidade, por norma será uma cidade mista (uma cidade que contém tropas defensivas e ofensivas). Independentemente do modo de jogo, revolta ou cerco, vais precisar de tropas de ataque para fazeres a tua primeira conquista (é óbvio que podes optar por fundar as cidades) ou para farmar os teus vizinhos inactivos de modo a conseguires desenvolver mais rápido a tua cidade e/ou controlar possíveis ameaças no início do jogo. Assim, como irás necessitar de tropas para fazer as conquistas das Aldeias Bárbaras que te irão garantir recursos que são essenciais para um rápido desenvolvimento.
Na academia deverás pesquisar os fundibulários que numa fase inicial são rápidos, bons para farmar e atacar os vizinhos na ilha. Com o desenrolar do jogo vais precisar pesquisar os faróis, considerados pela maioria dos jogadores como o melhor barco de ataque. Nunca envies um ataque marítimo sem a protecção de faróis.


A exploração dos recursos formam a base para a ascensão da tua Pólis (cidade) a uma potência poderosa na ilha e em toda a Grécia Antiga. No Grepolis, existem 4 recursos - 3 de tipo normal e 1 de tipo especial. Os recursos normais consistem de madeira, pedra e moedas de prata. O Panteão mítico na Grécia antiga desempenhou um papel importante e por isso o quarto recurso é o favor divino dos Deuses. Para todas as unidades e construções de edifícios são exigidos recursos. Obtém os recursos automaticamente através das tuas minas ([[Serração]], [[Pedreira]] e a [[Mina de prata]]), ou ainda através do templo (favor divino). Os recursos são produzidos constantemente, mesmo se não estiver logado na conta (no entanto, se activar o Modo de Férias essa produção é interrompida).
'''
== ATAQUE vs DEFESA ==
'''
A quantidade de tropas de ataque e de defesa que fazes, depende da tua vizinhança (se estiveres rodeado por aliados, é natural que facilites na defesa e privilegies o ataque. O contrário também se verifica se caíres numa zona de jogadores agressivos virados para o ataque.
O estilo do teu jogo irá definir sempre o teu desenvolvimento inicial... quer seja para uma cidade de defesa, ataque ou mista, o desenvolvimento dos edifícios será muito semelhante visto que precisas do porto a nível 20 e academia a nível 28 para poderes conquistar (é claro, que para estes edifícios atingirem estes níveis, precisas de desenvolver outros).
A diferença estará no que pesquisas na academia. Se optares por uma cidade defensiva, provavelmente abdicarás de pesquisar cavaleiros e se optares por uma cidade atacante poderás abdicar de pesquisar arqueiros.  
No entanto, enquanto não conheces a zona e os teus vizinhos, parte do princípio que todos são adversários. Lembra-te que Grepolis é um jogo de guerra e o objectivo é atacar e ser atacado. A tua postura é que a defesa é o melhor ataque? Ataca todos os vizinhos na ilha para lhes limitar o crescimento com a pilhagem de recursos. Gostas mais de defender? Constrói uma defesa sólida, porque normalmente na fase inicial, se o teu vizinho perder as suas tropas na tua cidade, irá deixar-te em paz.


'''
== PEDIR/PILHAR RECURSOS ==
'''
Os recursos são essenciais no jogo e a estratégia de desenvolvimento de alguns jogadores centra-se na maximização dos mesmos, seja através do desenvolvimento dos edifícios,seja através de pilhagens, seja através de trocas.
Podes pedir ou pilhar recursos às aldeias bárbaras da tua ilha, mas terás que as conquistares primeiro. Quando começas, já tens uma aldeia bárbara ao teu dispor. Para conquistar as seguintes, o jogo oferece-te sugestões de envio de tropas, que poderás ou não seguir. No entanto, estas sugestões ajudam-te a perceber quais as melhores tropas atacantes para combater eficazmente certos tipos de tropas defensivas.
Quando escolhes pilhar/pedir tens 4 tempos possíveis (5, 20, 90 e 240 minutos). Se pesquisares o Saque na academia, ficarás com 8 opções disponíveis (5, 10, 20, 40, 90, 240 e 480 minutos). Estes são os intervalos de tempo que demora o teu próximo pedido/pilhagem a ficar pronto e podes usá-los para gerir a tua utilização de recursos mediante estejas ligado ou desligado do jogo.
Entre um pedido e uma pilhagem do mesmo tempo, a pilhagem dá-te mais recursos, mas baixa a moral da aldeia. Não podes fazer trocas comerciais com uma aldeia que tenha a moral abaixo de 80%. Além disso, se a moral baixar dos 80% (64% com Diplomacia pesquisada na Academia), a aldeia poderá revoltar-se e ficarás impedido de pedir/pilhar recursos até a reconquistares novamente.
Podes e deves expandir as aldeias bárbaras que conquistaste para conseguires mais recursos de cada vez que fazes uso delas. No entanto, as aldeias podem ser usadas por todos os jogadores da ilha e a expansão das mesmas irá beneficiar todos.
Para uma informação mais detalhada sobre este tema, consulta [[Sistema_de_pilhagem_v_2.x|Sistema de Pilhagem v2.x]]


O montante de recursos que recebes por hora depende do nível dos edifícios. Para que os recursos produzidos não sejam desperdiçados, deves possuir um [[Armazém|armazém]] bastante expandido. Os dados que revelam o tamanho do teu armazém, bem como as matérias-primas nele armazenadas, encontra-se no canto superior direito da página do jogo.
'''
== TROCAR RECURSOS ==
'''
Quando construíres o mercado na tua cidade, podes trocar recursos com as aldeias bárbaras. A primeira troca é feita na proporção de 1:1,25. Isto quer dizer que se trocares 2000 do recurso (o máximo em trocas com aldeias bárbaras) receberás 2500. No entanto, a segunda troca já será numa proporção de 1:0,65 e irá baixando cada vez mais. Para voltar à proporção mais favorável, terás que esperar.
Podes usar o mercado para trocar recursos com jogadores vizinhos ou enviar recursos para os teus aliados. Mas para trocas de ilhas para ilhas, o mercado terá que estar a nível 10.


 
'''
O número que se encontra abaixo do símbolo do armazém indica-te o número recursos que o teu armazém pode armazenar. Esse número é a quantidade total de cada um dos recursos normais. Os números à esquerda indicam os recursos já armazenados.
== TUTORIAIS ==
 
'''
== '''Primeiros Passos''' ==
Quando inicias pela primeira vez a tua conta no Grepolis, é carregado automaticamente um tutorial de primeiros passos, para te ajudar a ambientar ao jogo. Se é a primeira vez que jogas Grepolis, aconselhamos-te vivamente a segui-lo. Se não quiseres fazer, podes desliga-lo. No fim deste tutorial recebes 6 espadachins (mesmo que o desligues).  
''"Uma multidão desordenada não é mais que um exército do que um amontoado de materiais de construção de uma casa"-'' Sócrates
Existe um tutorial disponível sobre os pedidos e pilhagens a aldeias bárbaras. Quando o completares recebes 300 de cada recurso.
 
Para saberes mais sobre o uso do Administrador do jogo, tens também um tutorial.
 
Quando quiseres rever este ou outro tutorial basta ir a Configurações  Diversos  tutoriais.
No início, a tua cidade necessita sobretudo de Recursos. A serração produz a madeira, a pedreira produz pedra e a mina de prata produz as moedas de prata. O favor divino é produzido no templo e é muito importante no decorrer do jogo. Mas no início não o poderás começar a usar imediatamente, devido à ordem de construção dos edifícios.
Quanto mais expandir os edifícios de produção dos recursos, mais elevada será a produção por hora. Esta expansão é de primordial importância, logo deves concentrar-te nela nos primeiros dias de jogo. Ao expandir os edifícios de produção dos recursos deves também expandir a quinta, pois por cada expansão destes edifícios mais trabalhadores serão necessários para garantir uma boa produção. Também deverás expandir o armazém, para que o maior número de recursos a armazenar não se perca por falta de espaço.
 
 
A seguir deves concentrar-te na segurança da tua cidade. Pois, obviamente queres produzir à vontade e proteger os teus recursos das mãos gananciosas dos teus vizinhos que te atacam de forma a adquiri-los. Ao contrário do que podes pensar, o armazém ajuda-te a proteger os recursos. Quanto maior for o nível do teu armazém, mais recursos podes armazenar, tornando mais difícil o teu inimigo os roubar. Assim, podes ter os recursos necessários para construir a tua Polis (cidade) e para defende-los do inimigos. Além disso, deves expandir a muralha da cidade. Seguindo todos estes passos deves ter protecção suficiente durante a fase inicial na tua Polis e ajudar a causar danos ao seus agressores gananciosos.
 
 
Após a produção da Polis atingir o nível que desejas, deves começar a produzir tropas e também começar a negociar. Com o Quartel, você pode num fase inicial produzir o espadachim. Estes não são ideais para ataques, mas oferecem a possibilidade de ataque a jogadores muito fracos ou o ataque de aldeias agrícolas à procura de recursos.
 
 
Também deve estar preocupado em tornar-se membro de uma aliança forte. Juntar se a outro jogadores pode ser o ideal para uma melhor defesa e para a promoção de comércio. Além disso, pode conhecer pessoas simpática. Faz mais sentido para um iniciante juntar-se a uma aliança existente nas proximidades, que fundar uma nova.
 
== '''Começo atrasado''' ==
''"Há apenas duas pessoas que podem dizer a verdade sobre si mesmo - um inimigo que tenha perdido o seu temperamento e um amigo que te ama muito caro."-'' Antístenes
 
 
Se entrar no jogo na fase final de um mundo a adaptação da sua estratégia é muito importante. A produção rápida de recursos desempenha um papel fundamental para que a construção da Polis termine rapidamente. Também é de extrema importância que se proteja dos ataques dos inimigos. Para evitar a perda de recursos, deve expandir a muralha da cidade e o armazém. Em seguida, produzir um bom número de unidades para defender a sua cidade. É de bom senso agradar os seus vizinhos, um bom contacto com eles pode poupá-lo a batalhas. Se a sua Polis tornou-se grande o suficiente, deve tentar capturar alguns recursos dos seus vizinhos (quintas primeiro, só depois os outros jogadores). Os recursos capturados podem auxiliar bastante a expansão de sua cidade.
 
 
Não cometam o erro de abandonar rapidamente os limites da sua ilha para zarpar nos navios coloniais. É lógico que esta é a próxima etapa de expansão. No entanto, é um erro constrangedor, porque os jogadores fortes devem primeiro tentar garantir as suas cidades na mesma área de modo a ter no decorrer do jogo, um melhor posicionamento estratégico. Se investir as suas matérias-primas somente no área ofensiva, será um alvo fácil para os outros jogadores!
 
 
A melhor estratégia que existe consiste na construção de uma Polis com uma forte defesa, com uma guarnição de inúmeros espadachins e arqueiros. Você, por ter começado mais tarde será um alvo atraente para os jogadores de maior dimensão, no entanto, se eles tiverem constantemente grandes perdas na sua cidade, normalmente vão parar de o atacar.
 
 
Só quando tiver já um boa defesa é que deve preparar a sua expansão e começar a construção de tropas ofensivas.
 
== '''Visualização geral da cidade''' ==
''"A arte de viver bem é a arte de morrer bem são uma só."-'' Epicuro
 
 
A visão geral da cidade fornece informações importantes sobre a Polis. Assim você pode ver: as etapas de construção; a produção actual de recursos; as tropas presentes na cidade; e os seus movimentos.
 
 
A representação gráfica das mudanças dos edifícios de acordo com seu nível de expansão, permite com uma rápida olhadela perceber o quão longe se desenvolveu a Polis.
 
 
Com um clique sobre os edifícios, é apresentado o menu do respectivo edifício, podendo usar as suas opções internas. Por exemplo: a construção de embarcações no porto ou de investigação na academia.
 
== '''Renomear a Polis''' ==
''"Aqueles que são muito inteligentes para se envolver em política é punido por ser governado por aqueles que são mais burros."-'' Platão
 
 
Você pode renomear facilmente a sua Polis . Clique no banner acima da panorâmica da cidade que exibe o nome da cidade actual. Depois disso, pode clicar na seta para baixo à direita do novo nome para o salvar.
 
== '''Construir os edifícios''' ==
''"É possível oferecer segurança contra outros males, mas, tanto quanto a morte é causa, nós, os homens vivem em uma cidade sem muros"-'' Epicuro
 
Se quiser construir ou expandir um edifício, deve clicar no Senado e em seguida, clique sobre a expansão "no X nível". Você deve ter a quantidade correcta de madeira, pedra e moedas de prata para o construir. A quantidade necessária depende do tipo e nível da expansão do edifício. Quanto maior for a expansão, mais recursos irá necessitar.
 
 
Além disso, a construção de muitos edifícios no Grepolis dependem dos níveis de expansão de outros edifícios. Por exemplo, você só pode construir o Mercado, se o armazém e a caverna  atingirem um determinado nível. No Senado, esses pré-requisitos são indicados ao lado dos custos da expansão/construção.
 
== '''Recrutar unidades''' ==
''"Bravos os homens que são os mais fortes da cidade e que uma torre de defesa"-'' Alceu
 
Pode treinar unidades no seu quartel. A primeira unidade disponível para ser treinada é o espadachim, uma unidade simples e de carácter defensivo, mas que não deve ser subestimada. Durante o decorrer do jogo, pode realizar pesquisas na academia podendo, então depois, treinar outras unidades, tais como: arqueiros; fundibulários; Hoplitas; cavaleiros e catapultas.
 
 
Quando construir o templo, pode produzir no quartel ou no porto unidades divinas (as unidades variam de deus para deus). Estas unidades são superiores às unidades normais pelo que necessitam de mais recursos para serem construídas, assim como de favores divinos do deus a que pertencem.
No porto, pode construir as unidades navais. Começa com Navios de transporte e então mais tarde poderá de acordo com o nível de ampliação do porto e da fase de investigação na sua academia construir outras unidades, tais como Bireme; Navios Incendiário; Navio Farol, Trirreme e navios colonizadores. Os últimos são pré-requisito para a obtenção de outras cidades. Se o seu Deus for Poseidon, pode construir a hidra no porto, um ser mítico que é a mais forte unidade de água.
 
 
Na pesquisa da unidade, você encontrará uma breve descrição que enuncia os pré-requisitos para a produção das unidades, bem como os suas especificações.
 
 
'''Para mais Informações consulte :'''[[Edifícios]]
 
=='''Aldeias de bárbaros''' ==
''Todos os cuidados devem ser tomados para que os nossos auxiliares, sendo mais forte do que os nossos cidadãos, não poder crescer demais para eles se tornarem animais selvagens."-'' Platão
 
 
[[Sistema_de_pilhagem_v_2.x|Sistema de Pilhagem v2.x]]


=='''Objectivo do jogo'''==
=='''Objectivo do jogo'''==
O objectivo do jogo é viver o sonho da Grécia Antiga, para se tornar um herói da antiga Grécia e administrar um vasto império! Deve derrotar e destruir os seus inimigos, bem como ganhar a simpatia dos deuses!
O objectivo do jogo é viver o sonho da Grécia Antiga, para se tornar um herói da antiga Grécia e administrar um vasto império! Deve derrotar e destruir os seus inimigos, bem como ganhar a simpatia dos deuses!

Revisão das 20h41min de 26 de julho de 2012

Bem-vindo ao Grepolis.

Quando entras no jogo pela primeira vez, é-te pedido para escolheres uma direcção que vai determinar o oceano onde a tua cidade se vai localizar. Se fores um jogador inexperiente, não entres nas primeiras horas do Mundo porque irás concerteza cair nos oceanos mais competitivos deste, independentemente da direcção que escolheres. Espera uns dias e cairás nos oceanos periféricos, onde, normalmente a acção é menor. Se o teu desejo é estar nas zonas mais activas em combates, então quanto mais cedo entrares no mundo, melhor. Quando escolheres a direcção, o sistema irá colocar a tua cidade junto de outros jogadores com pontuação semelhante à tua. A pontuação inicial da tua cidade é de 175 pontos e contém os seguintes edifícios construídos: pedreira, serração, senado, quinta e armazém, tudo a nível 1. O modo como desenvolves a tua cidade pode ditar o teu futuro no jogo. Muitos jogadores preocupam-se somente com a pontuação, não fazendo defesas. Esses jogadores são denominados “construtores de casinhas” e são rapidamente conquistados. Existem vários modos de desenvolveres a tua cidade e com a experiência irás concerteza encontrar o método que se adapta melhor ao teu estilo de jogo. No entanto, para começar, deixamos-te algumas dicas: - No teu início de jogo existem três edifícios essenciais: o senado (determina a rapidez com que a construção dos edifícios é concluída), o armazém (para não desperdiçares recursos nas horas em que não estás em jogo), a quinta (além de não gastar população livre, providencia o aumento da mesma para continuares a evoluir) e os edifícios dos recursos (madeira, pedra e moedas de prata). O ênfase que se dá à construção de cada edifício varia de jogador para jogador, e se perguntares a 20 jogadores, decerto terás 20 respostas diferentes.

DEFESA

Ao desenvolveres a tua cidade, ela vai ganhar pontuação. Um jogador experiente identifica um “construtor de casinhas” pela rapidez com que a pontuação da cidade sobe. Logo para não acabares como farm de outro jogador (quando um jogador te ataca somente para roubar recursos), convém que construas uma defesa à medida que constróis a tua cidade. Logo que possas, constrói o quartel e começa a produzir alguns espadachins. A quantidade vai variar sempre da actividade dos teus vizinhos, mas nunca são demais. Conforme fores desenvolvendo a tua academia, deverás pesquisar os birremes na tua primeira cidade para teres uma defesa marítima. Se decides pesquisar arqueiros ou não, depende da tua estratégia de jogo (lembra-te que os pontos da academia não são infinitos). Muitos jogadores facilitam e não investem na construção da muralha pela quantidade de recursos e tempo que consome. No entanto, a muralha é essencial para uma defesa excelente. Um jogador com 100 espadachins, muralha a 15 e 50 birremes antes de atingir os 1500 pontos, por norma não será farmado pelos seus vizinhos.

ATAQUE

Sendo esta a tua primeira cidade, por norma será uma cidade mista (uma cidade que contém tropas defensivas e ofensivas). Independentemente do modo de jogo, revolta ou cerco, vais precisar de tropas de ataque para fazeres a tua primeira conquista (é óbvio que podes optar por fundar as cidades) ou para farmar os teus vizinhos inactivos de modo a conseguires desenvolver mais rápido a tua cidade e/ou controlar possíveis ameaças no início do jogo. Assim, como irás necessitar de tropas para fazer as conquistas das Aldeias Bárbaras que te irão garantir recursos que são essenciais para um rápido desenvolvimento. Na academia deverás pesquisar os fundibulários que numa fase inicial são rápidos, bons para farmar e atacar os vizinhos na ilha. Com o desenrolar do jogo vais precisar pesquisar os faróis, considerados pela maioria dos jogadores como o melhor barco de ataque. Nunca envies um ataque marítimo sem a protecção de faróis.

ATAQUE vs DEFESA

A quantidade de tropas de ataque e de defesa que fazes, depende da tua vizinhança (se estiveres rodeado por aliados, é natural que facilites na defesa e privilegies o ataque. O contrário também se verifica se caíres numa zona de jogadores agressivos virados para o ataque. O estilo do teu jogo irá definir sempre o teu desenvolvimento inicial... quer seja para uma cidade de defesa, ataque ou mista, o desenvolvimento dos edifícios será muito semelhante visto que precisas do porto a nível 20 e academia a nível 28 para poderes conquistar (é claro, que para estes edifícios atingirem estes níveis, precisas de desenvolver outros). A diferença estará no que pesquisas na academia. Se optares por uma cidade defensiva, provavelmente abdicarás de pesquisar cavaleiros e se optares por uma cidade atacante poderás abdicar de pesquisar arqueiros. No entanto, enquanto não conheces a zona e os teus vizinhos, parte do princípio que todos são adversários. Lembra-te que Grepolis é um jogo de guerra e o objectivo é atacar e ser atacado. A tua postura é que a defesa é o melhor ataque? Ataca todos os vizinhos na ilha para lhes limitar o crescimento com a pilhagem de recursos. Gostas mais de defender? Constrói uma defesa sólida, porque normalmente na fase inicial, se o teu vizinho perder as suas tropas na tua cidade, irá deixar-te em paz.

PEDIR/PILHAR RECURSOS

Os recursos são essenciais no jogo e a estratégia de desenvolvimento de alguns jogadores centra-se na maximização dos mesmos, seja através do desenvolvimento dos edifícios,seja através de pilhagens, seja através de trocas. Podes pedir ou pilhar recursos às aldeias bárbaras da tua ilha, mas terás que as conquistares primeiro. Quando começas, já tens uma aldeia bárbara ao teu dispor. Para conquistar as seguintes, o jogo oferece-te sugestões de envio de tropas, que poderás ou não seguir. No entanto, estas sugestões ajudam-te a perceber quais as melhores tropas atacantes para combater eficazmente certos tipos de tropas defensivas. Quando escolhes pilhar/pedir tens 4 tempos possíveis (5, 20, 90 e 240 minutos). Se pesquisares o Saque na academia, ficarás com 8 opções disponíveis (5, 10, 20, 40, 90, 240 e 480 minutos). Estes são os intervalos de tempo que demora o teu próximo pedido/pilhagem a ficar pronto e podes usá-los para gerir a tua utilização de recursos mediante estejas ligado ou desligado do jogo. Entre um pedido e uma pilhagem do mesmo tempo, a pilhagem dá-te mais recursos, mas baixa a moral da aldeia. Não podes fazer trocas comerciais com uma aldeia que tenha a moral abaixo de 80%. Além disso, se a moral baixar dos 80% (64% com Diplomacia pesquisada na Academia), a aldeia poderá revoltar-se e ficarás impedido de pedir/pilhar recursos até a reconquistares novamente. Podes e deves expandir as aldeias bárbaras que conquistaste para conseguires mais recursos de cada vez que fazes uso delas. No entanto, as aldeias podem ser usadas por todos os jogadores da ilha e a expansão das mesmas irá beneficiar todos. Para uma informação mais detalhada sobre este tema, consulta Sistema de Pilhagem v2.x

TROCAR RECURSOS

Quando construíres o mercado na tua cidade, podes trocar recursos com as aldeias bárbaras. A primeira troca é feita na proporção de 1:1,25. Isto quer dizer que se trocares 2000 do recurso (o máximo em trocas com aldeias bárbaras) receberás 2500. No entanto, a segunda troca já será numa proporção de 1:0,65 e irá baixando cada vez mais. Para voltar à proporção mais favorável, terás que esperar. Podes usar o mercado para trocar recursos com jogadores vizinhos ou enviar recursos para os teus aliados. Mas para trocas de ilhas para ilhas, o mercado terá que estar a nível 10.

TUTORIAIS

Quando inicias pela primeira vez a tua conta no Grepolis, é carregado automaticamente um tutorial de primeiros passos, para te ajudar a ambientar ao jogo. Se é a primeira vez que jogas Grepolis, aconselhamos-te vivamente a segui-lo. Se não quiseres fazer, podes desliga-lo. No fim deste tutorial recebes 6 espadachins (mesmo que o desligues). Existe um tutorial disponível sobre os pedidos e pilhagens a aldeias bárbaras. Quando o completares recebes 300 de cada recurso. Para saberes mais sobre o uso do Administrador do jogo, tens também um tutorial. Quando quiseres rever este ou outro tutorial basta ir a Configurações  Diversos  tutoriais.

Objectivo do jogo

O objectivo do jogo é viver o sonho da Grécia Antiga, para se tornar um herói da antiga Grécia e administrar um vasto império! Deve derrotar e destruir os seus inimigos, bem como ganhar a simpatia dos deuses!